Avançar para o conteúdo principal

Um movimento que inspira as pessoas a TRANSFORMAREM O MUNDO.




“QUEM SE IMPORTA”
         



 É MAIS DO QUE UM FILME.
                

                                                                               É UM MOVIMENTO.

 Um movimento que inspira as pessoas a TRANSFORMAREM O MUNDO

Um filme que nos ensina QUE TUDO É POSSÍVEL.

O documentário “Quem se Importa” é realizado por Mara Mourão, narrado por Rodrigo Santoro e mostra o trabalho de 18 empreendedores sociais cujas ideias visionárias já transformaram milhões de vidas.

São pessoas reais – algumas delas são grandes nomes internacionais como Muhammed Yunus (Nobel da Paz 2006) ou Bill Drayton da Ashoka – capazes não só de mudar a sociedade em redor, mas também de causar o impacto social para que essas ideias possam transformar-se em políticas públicas pelo mundo fora.

Esta longa-metragem foi filmada em 7 países diferentes – Brasil, Peru, EUA, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha – e conta com várias animações, além das cenas gravadas em Português, Inglês e Espanhol. Mais do que um filme, Quem se Importa está-se a transformar num verdadeiro movimento social.

Ambicionamos partilhar com toda a Comunidade, em especial os jovens, a mensagem de que “qualquer pessoa pode mudar o mundo” e lançar sementes para futuras iniciativas de Cidadania e Empreendedorismo Social que pretendam dar resposta aos desafios sociais de hoje, nas respetivas comunidades em que as pessoas estão inseridas.

Recomendado pela UNESCO, o filme ganhou recentemente o prémio de melhor documentário no DocMiami International Film Festival.



Este filme foi apresentado na nossa Escola com o apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro, numa iniciativa inserida no projeto JPS (Jovens Promotores de Saúde).

Na manhã de hoje, dia 26 de Novembro (3ªfeira) na Biblioteca da escola,  foi projetado o filme tendo como espetadoras as alunas JPS e os alunos do 9ºE,  seguindo-se um debate sobre o filme,  dinamizado pela Drª. Cristiana Fonseca, Coordenadora do Departamento de Educação para a Saúde da LPCC e que faz o acompanhamento regular das nossas jovens Promotoras de Saúde.
Num diálogo enriquecedor e participado,  falou-se de projetos, de ideias inovadoras, da necessidade de conhecer o passado para perceber o presente, da necessidade de adaptar os projetos a necessidades vivenciadas pela Comunidade, da importância da motivação e dos pequenos gestos que podem tornar melhor a nossa vida e a dos outros e fundamentalmente , da vontade e empenho que cada um coloca no que faz e que pode determinar se temos ou não sucesso na nossa vida.
Salientou-se também a importância  do acreditar "com vontade" num Mundo melhor para toda a Humanidade e da imprescindível coerência que deve existir entre o que pensamos, o que dizemos, o que sentimos e o que fazemos...  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...