Avançar para o conteúdo principal

Mensagem final a reter...



Afinal, para que servem as férias?

Gisela Kassoy
 
Quando os seres humanos eram considerados pura mão-de-obra, ou, como se dizia, quando eram pagos para agir e não para pensar as férias serviam simplesmente para descansar o corpo, para que recuperássemos nossa energia física.

Agora somos valorizados pelo nosso capital intelectual e o que as empresas precisam é do nosso conhecimento, nossa capacidade de tomar decisões, nossas ideias, nossa habilidade em lidar com colegas e clientes.
Já que persiste a ideia de que as férias nos permitem viver aquilo que não vivemos durante o resto do ano, actualmente não há nada mais justo do que empregarmos nosso tempo livre tomando sol, praticando desporto, cuidando do corpo.

Temos também uma grande carência de tempo livre. Férias servem portanto para a gente desacelerar, jogar conversa fora, desfrutar o simples e o singelo, permitir-se viver num outro ritmo.

O interessante é que esses momentos livres não existem apenas para recuperarmos nossas forças, mas são, por si só, produtivos.

Acontece que as fronteiras entre o que é trabalho, lazer e prazer praticamente não existem mais. Quando Domenico de Masi fala em Ócio Criativo, ele não se limita aos eventuais benefícios do tempo livre: ele se refere ao trabalho, aprendizado e prazer se misturando cada vez mais, resultando em ideias e ações criativas.

É sabido que a mente humana nunca pára de trabalhar, nem enquanto dormimos, ela apenas trabalha de outra forma. Quem nunca foi dormir com um problema e acordou com a solução? Quem nunca teve uma boa ideia no banho, num bar ou praticando desporto?

Os americanos chamam de Serendipity aquele momento no qual fazemos descobertas interessantes e inesperadas por acaso. Esses momentos ocorrem quando estamos relaxados, com a mente mais solta, permitindo-nos pensar de outras formas e trocar ideias aparentemente sem finalidade específica. São, portanto, muito mais frequentes nas férias.

Aproveite para descansar, para desfrutar do relaxamento, presenteie os sentidos com novas paisagens, novos cheiros, novos climas. Curta também observar outros estilos de vida, conversar com pessoas que pensam de formas diferentes das suas. E fique atento às novas ideias, inclusive as relacionadas com o  trabalho, pois elas virão...

E já que você, querendo ou não, vai levar um pouco do trabalho para as férias, não se esqueça de, na volta, levar um pouco do espírito das férias para o seu quotidiano de trabalho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...