Os Serviços Especializados de Apoio
Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas de Prado iniciaram o ano letivo
com grande desempenho.
Assim, no dia 6 de Setembro, convidaram o
corpo docente (educadores e professores do 1º 2º e 3º Ciclos), a participarem
na Ação de Formação: “O (In)Sustentável peso da Diferença”.
Esta formação teve como objetivo principal
informar os docentes, sobre os procedimentos necessários a adotar no âmbito da referenciação
e integração de alunos na educação especial.
No dia 12 de Setembro, a equipa dos
Serviços Especializados de Apoio Educativo, em colaboração com a equipa da
Educação para a Saúde e com a Coordenação dos Diretores de Turma, promoveu a
ação de sensibilização do Síndrome de Asperger.
Sendo esta uma problemática que muito nos
questiona, e que se manifesta de formas variadas, convidamos para connosco
partilharem os seus saberes e experiência, dois pais representantes da Associação APSA que
também têm filhos com esta síndrome e que, como tal, lidam
diariamente com todos os aspectos inerentes à problemática em questão.
O convite foi dirigido a todos os docentes, assistentes
operacionais e pais dos nossos alunos.
Como todos temos a capacidade de aprender
a ler e a escrever, com ou sem o auxílio de tecnologias de apoio, também
oferecemos a nossa participação no “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”.
Desta forma, salientamos a honrosa
presença das nossas alunas com uma grande “veia” para a dramatização, a Diana,
a Patrícia a Cassandra e a Lídia que, de uma forma muito graciosa e singela,
encarnaram as personagens da fábula “A Cegonha e a Tartaruga”.
Esta fábula faz parte do livro “ Três Fábulas”
das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que também está inserido no
P.N.L. Os destinatários foram os alunos e docentes das turmas do 5º ano e do
PIEF da EB2/3 de Prado.
Uma vez que todos temos a faculdade de aprender a ler e a escrever, esta fábula foi adaptada e
elaborada em Power Point com imagens e Símbolos Pictográficos para a
Comunicação (S.P.C.).Tivemos a oportunidade de expor os trabalhos adaptados
utilizados pela educação especial no que diz respeito á aquisição e
desenvolvimento da linguagem/comunicação.
Podemos concluir que o nosso trabalho
correu bem e mais uma vez, conseguimos alcançar os nossos “objetivos especiais”
que passa pela plena integração e inclusão dos nossos alunos.
No âmbito da comemoração do dia internacional
da pessoa com deficiência, no passado dia 3 de Dezembro, os Serviços
Especializados dos Apoios Educativos do nosso agrupamento, mais uma vez, não
deixou que este dia passasse despercebido.
Nesse sentido, toda a
comunidade educativa foi convidada a participar nas actividades propostas.
Neste dia, também tivemos a presença de alguns alunos que frequentam a Instituição A.P.P.A.C.D.M. , sendo que, alguns deles, foram alunos do nosso agrupamento.
A
sua presença teve como objetivo primordial a divulgação dos vários trabalhos
manuais elaborados pelos mesmos e também a sensibilização da comunidade
educativa no sentido de que, ser diferente não implica ser incapaz.
JI / EB1 Francelos |
Foi com grande satisfação que obtivemos um
feedback muito positivo, quer da parte dos colegas, quer da parte dos nossos
alunos que juntamente com a motivação e a curiosidade, o encanto e a diversão,
prendaram-nos com a sua presença.
JI / EB1 Francelos |
JI da Vila |
EB1 da Vila |
Alunos da APPACDM de Vila Verde na EB 2/3 de Prado
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